Grandes Violonistas

Na maioria dos estilos musicais que conhecemos – pop, rock, MPB, samba, etc – o violão é usado para fazer os acordes, e as passadas de dedos seguem a percussão. Soa bem, mas há um potencial muito maior nessa caixa com cordas. Os grandes violonistas conseguem dedilhar notas e arranjos muito mais complexos, com rapidez extraordinária, possibilitando melodias muito mais ricas.

Descubra um novo mundo musical nos artistas abaixo:

1. Rodrigo y Gabriela – Hanuman: a dupla mexicana já marcou presença num post anterior, e eu tinha prometido que eles voltariam a aparecer no blog. A primeira posição foi merecidamente conquistada pelas maneiras de extrair melodias usando apenas dois violões: Gabriela costuma fazer o acompanhamento de fundo, esporrando o instrumento; Rodrigo fica com a melodia principal; os dois também usam batidas na madeira e fricções nas cordas para obter novos sons. O estilo varia entre flamenco (mais marcante no CD Rodrigo y Gabriela) e o rock (mais marcante no CD 11:11), com influência de diversos artistas.

2. Strunz & Farah – Chincha: ao contrário do item anterior, o destaque agora é a habilidade no violão em harmonia com outros instrumentos. A dupla é formada por um costa-riquenho e um iraniano, e o estilo cai para um flamenco com eventuais influências árabes. Eles são afinadíssimos, é uma viagem escutá-los.

3. Andy Mckee – Drifting: se você achou o bizarro como Rodrigo y Gabriela tocaram, você não viu ainda este norte-americano. E o cara toca tranquilão, como se não fosse nem um pouco complicado. Se você apenas escutar a música, pode ter a impressão que são dois violões e mais alguma percussão. O vídeo abaixo foi sucesso no YouTube, com mais de 30 milhões de acessos.

4. Yamandu Costa – Taquito Militar: e, sim, temos um brasileiro na lista! Yamandu toca com muita habilidade seu MPB/samba, e já fez até parceria com Dominguinhos. Só que a música em questão parece ser originalmente argentina.

5. Al di Meola – Azzura: mais um dos EUA, com um estilo mais jazz. No show a seguir, ele alterna o som entre violão e guitarra, sabe Deus como, dando um efeito super bacana. Uma pena que o som esteja adiantado em relação à imagem.

Fonte: http://cincosincopes.wordpress.com/2010/07/08/cinco-grandes-violonistas/

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s