Marchinhas de carnaval – Músicas que até hoje conquistam gerações.

carnaval-3

Sua história: 

Poucas pessoas sabem, mas a origem das marchinhas brasileiras de carnaval está intimamente ligada as marchas populares portuguesas, embora com letras e melodias mais simples. Os costumes carnavalescos tiveram início por volta do ano de 1641, onde as marchinhas não se faziam presentes, porém as brincadeiras de ruas conhecidas como entrudos e onde o hábito de jogar na cabeça das pessoas um balde com água suja, era muito difundido.

Este costume chegou ao Brasil no século 17 e obviamente foi trazido pelos portugueses que estavam acostumados aos entrudos
difundidos largamente em Portugal e em toda a Europa. Em países como a França e a Itália a comemoração era mais refinada e baseava-se em desfiles e bailes de máscaras e fantasias. Os personagens Pierrôt, Colombina, Arlequim e muitos outros tão famosos no Brasil nasceram na Europa e foram trazidos de lá pelos imigrantes oriundos de diversos países.

Foi no final do século 19 que os famosos blocos, cordões e os corsos surgiram no Brasil e sairam as ruas para divertir a população, e com eles as marchinhas brasileiras começaram a ficar famosas em todo o país.

As marcinhas brasileiras é a junção de dois ritmos a marcha-rancho manifestação popular religiosa do Dia de Reis e as músicas populares portuguesas. As pessoas no Brasil saiam as ruas fantasiadas em cima de carros enfeitados e coloridos, daí nasceu os carros alegóricos que vemos hoje nas escolas de samba.

Grandes compositores como Chiquinha Gonzaga autora da marchinha ‘Ô abre alas’, Eduardo Souto, Freire Júnior foram os primeiros a escreverem lindas marchinhas carnavalescas que atingiram seu sucesso máximo nas vozes de Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Mário Reis, e outros.

A primeira marchinha feita exclusivamente pra o carnaval foi ‘Ô abre alas’ composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga para o cordão carnavalesco Rosas de Ouro. As marcinhas até hoje continuam tradicionais até hoje em cidades como Recife e Olinda.  É comum escolas e clubes em diversos estados brasileiros realizarem as matinês para crianças onde as marchinhas de carnaval são largamente difundidas. Por isso é sempre bom conhece-las para não fazer feio na hora do baile.

Ô Abre Alas

Mamãe Eu Quero

Fonte: http://criancasponto.com/origem-das-marchinhas-brasileiras-de-carnaval/

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s